Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que foi a expansão marítima?

Bem vindo ao nosso Blog.Aqui falaremos um pouco de História,a história das Grandes Navegações.Mas o que foram essas navegações?!

A Expansão Marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV.

Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

O contato comercial entre todas as partes do mundo (Europa, Ásia, África e América ) torna possível uma história em escala mundial, favorecendo uma ampliação dos conhecimento geográficos e o contato entre culturas diferentes.
  • Fatores para a Expansão Marítima
A expansão marítima teve um nítido caráter comercial, daí definir este processo como uma empresa comercial de navegação, ou como grandes empreendimentos marítimos. Para o sucesso desta atividade comercial o fator essencial foi a formação do Estado Nacional.


  • Formação do Estado Nacional e a centralização política


 As Grandes Navegações só foram possíveis com a centralização do poder político, pois fazia-se necessário uma complexa estrutura material de navios, armas, homens, recursos financeiros.
A aliança rei-burguesia possibilitou o alcance destes objetivos tornando viável a expansão marítima.
  • Avanços técnicos na arte náutica



   Com o aprimoramento dos conhecimentos geográficos,graças ao desenvolvimento da cartografia possibilitou o desenvolvimento de instrumentos náuticos como a bússola,o astrolábio e o sextante.Outra inovação foi a construção de embarcações com maior resistência para viagens longas como as naus e caravelas contribuíram para o processo de Expansão Marítima.

  • Interesses econômicos 




   Os interesses econômicos principais para o processo de Expansão era necessidade necessidade de buscar alimentos para comércio e distinção da população, a escassez de metais preciosos para suprir a produção de moedas, romper o monopólio exercido pelas cidades italianas no Mediterrâneo ­que contribuía para o encarecimento das mercadorias vindas do Oriente; tomada de Constantinopla, pelo turcos otomanos que dificultou a passagem para as Índias com o intuito de buscar especiarias.

  • Interesses sociais

 Com o enfraquecimento da nobreza feudal e o fortalecimento da burguesia mercantil, a busca de novas rotas para comércio,busca de metais preciosos,especiarias e novas terras eram constantemente incentivadas e apoiadas por esses grupos.

  • Religiosos
Para a Igreja Católica,a Expansão Marítima seria muito interessante.Primeiramente,a Igreja poderia expandir cada vez mais a fé católica e também conseguir novos fiéis.


  Expansão Marítima portuguesa
  Portugal foi a primeira nação a realizar a expansão marítima. Além da posição geográfica Portugal estava em uma situação de "paz",ou seja,depois da expulsão dos muçulmanos essa nação era livre de guerras e a mais estabilizada.Outro motivo do pioneirismo português era a presença de uma forte burguesia mercantil.
   O pioneirismo de Portugal pode ser explicado pela sua centralização política que, como vimos, era condição primordial para as Grandes Navegações.

A formação do Estado Nacional português está relacionada à Guerra de Reconquista - luta entre cristãos e muçulmanos na península Ibérica.
A primeira dinastia portuguesa foi a Dinastia de Borgonha ( a partir de 1143 ) caracterizada pelo processo de expansão territorial interna.

Entre os anos de 1383 e 1385 o Reino de Portugal conhece um movimento político denominado Revolução de Avis -movimento que realiza a centralização do poder político: aliança entre a burguesia mercantil lusitana com o mestre da Ordem de Avis, D. João. A Dinastia de Avis é caracterizada pela expansão externa de Portugal: a expansão marítima.


   Etapas da expansão
A Expansão Marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu fortalecimento.A nobreza interessada em conquistar  terras,a Igreja Católica que via a possibilidade de cristianizar outros povos e a burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.





SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO BLOG E COMENTEM!!

                                                                                                       

Um comentário: