Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A viagem dos alimentos

  No começo do século XV,os europeus lançaram-se à conquista de novas terras,em busca de riquezas como metais preciosos e especiarias (cravo-da-índia,canela,gengibre,pimenta-do-reino)e movidos pelo ideal cruzadista de combater em nome da fé.Um dos resultados da chegada dos europeus a novas terras foi o intercâmbio de alimentos entre a Europa e os outros continentes[...]Atualmente nós brasileiros consumimos muitos alimentos que não são nativos,ou seja,foram trazidos para cá no período da Expansão Marítima. A exemplo temos:O azeite de dendê da África;A cerveja da Alemanha;O macarrão,a pizza,a polenta e o risoto da Itália;O quibe,,carne no espeto (famoso churrasquinho),esfihas e lentilha dos Árabes.

   Durante as navegações a base da alimentação dos tripulantes era : carne de porco salgado; peixe seco; feijão; pãozinhos; biscoitos; carne bovina (no final da viagem ficava infestada de larvas) e como acompanhamento de bebidas: vinhos e água potável.

Quando desembarcavam reabasteciam a água, isso se chamava "fazer a aguada".
A parte mais alta do convés das caravelas, havia um fogão onde cozinhavam, mas cada um tinha sua vez para usá-lo.Por isso os alimentos variados encontrados em outras partes do mundo ficaram tão valorizados e procurados pela Europa.
Verão,óleo sobre tela do italiano ARCIMBOLDO,Giuseppe.1573

Nenhum comentário:

Postar um comentário